Decorando a primeira casa
Acabou de se mudar? Veja por onde começar a decoração e transforme o espaço vazio no seu lar
O sonho da primeira casa é um dos mais gostosos que podemos realizar. Afinal, é o momento em que conquistamos um cantinho para chamar de nosso, não é? Ao mesmo tempo, entrar em um apartamento novo e se deparar com tanto espaço vazio pode também ser um pouco desesperador. Veja aqui como controlar a ansiedade e começar a decoração do seu novo lar pelos lugares certos!
A principal dica para sair da estaca zero é definir os móveis principais. No caso da sala, essa peça costuma ser o sofá. Decida se você vai ter um grande sofá de 3 lugares ou um sofá de 2 lugares e duas poltronas, por exemplo, e organize os outros móveis de acordo com a posição desse elemento principal, que também costuma ser o que ocupa mais espaço.
Em matéria de cores, também é legal se guiar pelo tom das peças mais importantes. Você pode optar por uma cartela mais neutra, com alguns pontos menores de cor em quadros e vasos, ou pode ousar com uma poltrona mais colorida. Uma alternativa criativa é sempre inovar nas almofadas, que podem dar uma vida nova à sua cama ou sofá.
Agora, o que vai determinar mesmo o clima da sua nova casa é a iluminação. Principalmente no quarto, luminárias e abajures são itens super bacanas, pois oferecem diferentes tons e tons de luminosidade. Já para quem quer economizar gastos e espaço, ventiladores de teto com luminária embutida são o 2 em 1 perfeito!
Em matéria de armários e racks, existe um ponto que faz toda a diferença: se o seu imóvel é próprio ou alugado. Quem tem a casa própria pode investir com mais segurança em armários embutidos e marcenarias mais complexas, enquanto quem está morando de aluguel deve preferir peças menores e mais fáceis de transportar em uma mudança.
Como beleza não põe mesa, não fique preocupado apenas com a decoração e lembre-se dos eletrodomésticos. Uma boa geladeira, fogão e micro-ondas são fundamentais. Escolha os modelos com ou sem freezer, de quatro ou seis bocas e com a capacidade de acordo com o número de pessoas da casa e o espaço disponível.
Com tudo no seu devido lugar, é só aproveitar e curtir seu novo lar, doce lar!