Aquecedor funcionando sempre bem

A+ A-

Gente, pra deixar sua casa bem quentinha nos dias frios, os aquecedores e lareiras elétricas são sempre uma ótima opção, viu? É que além de seguros, fáceis de instalar e de levar pra qualquer lugar, tem modelos lindos e que ficam bem com diferentes tipos de decoração. Agora, se quiser saber como fazer eles funcionarem bem por bastante tempo, vai precisar dar uma olhada nessas dicas incríveis que eu preparei!


Limpeza e manutenção

Tem vários tipos de aquecedores, mas algumas coisas nunca vão mudar quando for cuidar do seu aparelho. Então, sempre desligue ele da tomada antes de iniciar qualquer limpeza e nunca coloque ele pra funcionar ainda molhado, tá? Esse é o melhor jeito de manter sua segurança! E o ideal é limpar ele ao menos uma vez por semana.


Mas além desses, tem alguns outros cuidados que variam caso a caso, por isso, vem comigo que eu te conto tudo o que você precisa saber.


Aquecedor a óleo

Limpeza: comece com um espanador pra tirar o excesso de pó, depois passe um pano de limpeza úmido com água. Se a sujeira for muito grande, use álcool ou vinagre branco direto no pano, mas sem encharcar, viu? Limpe as grades de ventilação uma por uma, até sair toda a sujeira.


Se for guardar depois, espere até ele ficar totalmente seco, embrulhe com um saco e guarde na embalagem original. Ah, e nunca use amoníaco, cloro e nenhum tipo de produto agressivo, porque isso pode estragar a parte de metal que cobre o aquecedor.


Manutenção: o aquecedor a óleo é fácil de manter e de instalar. O importante é sempre checar se a voltagem da tomada em que ele vai ser ligado é igual à do aparelho. Outro detalhe é nunca colocar ele sobre pisos molhados ou encostar em móveis. Uma dica é sempre usar rodinhas pro aparelho não ficar direto no chão e não cobrir ele com  cobertores ou roupas porque pode causar um incêndio.


Aquecedor cerâmico

Os aquecedores de cerâmico são ótimos pra esquentar do frio

 

Limpeza: o aquecedor com resistência de cerâmica é pequeno e fácil de limpar, viu? A regra é nunca deixar acumular poeira na grade! Então, sempre comece virando a grade pra baixo, pra cair o excesso de pó e use um espanador. Pra tirar a poeira acumulada dentro da grade, use o aspirador de pó com o bocal de limpar cantos.


Na parte de fora, vale o mesmo do aquecedor a óleo: use um pano úmido com água, álcool ou vinagre. Se ele for do tipo portátil, você pode usar um limpador multiuso sem cloro e sem amoníaco pra limpar as gradinhas por onde sai o ar. Ah, e é importante escolher um pano que não soltar fiapos, pra não ficarem presos na gradinha, tá?


Manutenção: guarde o aquecedor de cerâmica embrulhado num plástico e na caixa original quando não tiver usando. Se você não tiver a caixa, use plástico bolha pra não correr o risco de entortar a gradinha. Além disso, é ideal guardar sempre em um lugar seco e ventilado pra não pegar mofo.


Aquecedor com lâmpada Halógena

Além das lâmpadas aquecer e deixar o ambiente quentinho, ele também ilumina todo o espaço

 

Limpeza: esse tipo de aquecedor é aquele que tem um fundo de metal e usa lâmpadas pra aquecer, sabe? Ele tem uma limpeza parecida com a do aquecedor cerâmico, só que ele é mais delicado.


Além do fundo de metal que pode entortar, as lâmpadas incandescentes pedem cuidado na hora de virar e limpar a grade. Por isso, nunca bata nem chacoalhe com força, porque elas podem se soltar!


O ideal é aspirar o aparelho pra tirar o excesso de pós e, depois, limpar com um pano úmido com água ou vinagre. E mais uma vez o pano não pode soltar fiapos, tá? Depois da limpeza, espere até secar bem pra guardar, assim você evita a ferrugem. E pra guardar, coloque dentro da caixa original embrulhado em plástico bolha, pra proteger as lâmpadas.


Manutenção: aquecedores com lâmpadas halógenas, que são bem fortes, esquentam bastante e alguns modelos não têm desligamento automático. Por isso, ele precisa ficar sempre longe de paredes, móveis, roupas ou qualquer material de plástico que possa derreter, tá?


Ah, e nada de deixar ele ligado se você for sair de casa. Além disso, se alguma das lâmpadas falhar ou quebrar, não use o aquecedor e nem tente abrir o aparelho sozinho pra fazer a troca. Chame sempre a assistência técnica.


Aquecedor com termoventilador

Espalha o calor pelo ambiente por meio de um ventilador

 

Limpeza: esse tipo de aquecedor tem um ventilador e usa uma resistência pra aquecer. Ele pode ter gradinhas na frente e atrás também, que são fáceis de limpar usando o bocal mais fino do seu aspirador de pó ou um pincel fininho que passe entre elas.


Depois de fazer isso, é só usar um pano úmido com água, vinagre branco, álcool ou limpador multiuso. Se o ventilador tiver muito sujo, passe um pouquinho de álcool na ponta do pincel e limpe o aquecedor por dentro, mas nunca use pincel molhado nos fios que ficam dentro do aquecedor e nem nenhum tipo de limpador spray direto no aparelho ou ventilador, viu? Isso pode estragar o aparelho.


Manutenção: o aquecedor com termoventilador funciona como um ventilador, só que aquece. Então ele não pede muita manutenção além de limpeza. É importante não deixar o aparelho perto de cortinas ou roupas que enrosquem no ventilador ou que podem abafar o aparelho. Outra dica é deixar a parte de trás, onde fica o motor, sempre desencostada de móveis, paredes ou cortinas.


Lareira Elétrica

A lareira elétrica é ótima pra dar um ar mais moderno ao ambiente

 

Limpeza: as lareiras elétricas são as mais fáceis de limpar! Como elas são todas fechadas e usam imagens 3D pra imitar fogo, é só usar um pano úmido com água, álcool ou vinagre. Mas lembre de usar um pano que não solte fiapos.


Agora, se a sua lareira elétrica for embutida, precisa tirar a moldura pra tirar a parte de trás. Mas calma que não tem fazer isso toda semana, tá? Pense numa frequência de limpeza de acordo com o pó na sua casa. Agora, se tiver uma lareira de piso, é legal virar ela pra baixo, pro excesso de poeira cair, antes de aspirar a grade e usar o pano úmido pra limpar o restante. 


Manutenção: as lareiras elétricas com efeito 3D têm um sistema bem delicado, então nunca force a tela na hora de limpar porque ela pode estragar. Também evite colocar a sua lareira elétrica de piso em lugares onde passa muita gente, pra evitar batidas.


E aí, curtiu essas dicas? Aqui no Magazine Luiza você encontra aquecedores e lareiras elétricas incríveis! Escolha o seu!