Arduino: conheça esse aparelho!

A+ A-

Olha só, pra quem já pensou em criar um robô ou máquina, uma ótima peça pra começar o projeto é o arduino, viu? E o mais legal é que você nem precisa entender muito de eletrônica pra usar e soltar sua criatividade com ele! Vem comigo que eu te conto mais!


Pra que serve o arduíno?

Gente, o arduino serve pra construir outros equipamentos eletrônicos, tá? Ele pode receber sinais de sensores pra fazer o comando que você escolheu!


Daí, se você criar um letreiro luminoso com um arduino, por exemplo, ele pode acender toda vez que as luzes da sala forem desligadas. Mas aí é você que decide e cria o comando, viu?


Por isso, ele é feito de uma placa que tem processador, memória RAM e portas de entrada e saída pra cabos. E tudo isso tá numa peça bem pequena!


Ah, além da placa, o arduino já vem com um programa de código livre instalado! Isso quer dizer que você pode fazer mudanças, criar novos comandos ou até inventar a sua versão do sistema. Demais, né?


Quais são os tipos de arduino?


Pro Mini

Esse modelo, é um pouquinho maior que um polegar! É o tipo de arduino ideal pra pequenos objetos. Pode funcionar com fonte de alimentação 3.3 Volts, ou V, ou 5V.


Nano

Agora, esse pode funcionar encaixado numa outra placa, a protoboard, que é maior e deixa você instalar capacitores, diodos, resistores, transistores e outras coisas. Tudo sem solda, viu? É só encaixar! Também pode funcionar com 3.3V ou 5V. Legal!


Uno

Já esse é um dos favoritos de quem tá começando a mexer no arduino! Funciona com USB ou fonte de alimentação de 7V a 12V.


Lilypad

É um dos menores tipos de arduino! Essa peça é ideal pra quem quer fazer uma roupa inteligente, com um painel de LED ou leitor de batimentos cardíacos, por exemplo. Vai da sua criatividade! E dá pra costurar ele na roupa, tá? Gostei!


Mega

Olha, esse é o mais completo dos tipos de arduino! O mega serve pra projetos complicados que precisam de muitos sensores e conexões. Por isso, vem com mais de 50 portas digitais. Uau!


Ah, os arduinos Mega e o Lilypad têm várias fontes de alimentação! Pra escolher a ideal, tem que ver todas as peças que você vai ligar neles, combinado?


E se você quiser aprender mais sobre computação e eletrônica, dá uma olhadinha aqui que eu te mostro um microcomputador do tamanho de um cartão de crédito!


Vem que aqui no Magazine Luiza tem vários tipos de arduino pra escolher!