Aspirador de pó no combate a alergia

A+ A-

O período da primavera e outono são os mais propícios para o acasalamento do ácaro, principal responsável pela maior parte das alergias do ar. Estão presentes em 90% dos ambientes e pessoas com rinite e asma são as mais prejudicadas.

Com média de 0,1mm de tamanho, mais de 7.000 podem estar apenas nas unhas das mãos. Seu pó está em fibras naturais e sintéticas e se proliferam em ambientes úmidos e em altas temperaturas, onde as fêmeas produzem de 25 a 50 ovos a cada três semanas. Eles se alimentam da descamação da pele humana, mas são as suas fezes que provocam as alergias.

O maior foco dos ácaros são os colchões, pelo calor e proximidade com o alimento. Mas também podem ser encontrados em tapetes, bichos de pelúcia, cortinas, mantas e almofadas.

Os pelos de animais também são grande fonte de alergia. A presença de um cão ou gato, já afeta quem tem essa moléstia. Para quem tem animais de estimação e também alergia a eles, só o uso de remédios, direcionados pelo médico, e uma limpeza profunda e constante, pode minimizar os efeitos alérgicos.

Medidas caseiras de prevenção podem reduzir os efeitos alérgicos. O aspirador de pó é um dos maiores aliados. Os mais eficientes são munidos de filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), que retém 99,9% das impurezas e filtram o ácaro com maior facilidade que os outros, sem permitir que eles voltem ao ar. Feitos de fibras entrelaçadas, eles contém as minúsculas partículas de poeira. Como requerem um poder de sucção muito maior, precisam ser acoplados em aspiradores novos, que conseguem manter a potência desejada.

Os aspiradores sem essa tecnologia limpam os ácaros e sujeiras, mas redistribuem seus resíduos no ar.

Aspiradores antigos lotam muito rapidamente os sacos e diminuem a potência na hora de aspirar o ar e não retiram os ácaros e afins. Isso acontece mesmo com os sacos descartáveis, já que eles não vedam totalmente. Para saber de o saco está cheio, basta verificar o poder de sucção do aparelho.

Alguns aspiradores vêm sem o saco coletor e aspiram a sujeira para um recipiente em seu interior. Uma de suas vantagens é não precisar abri-los para saber se o recipiente está cheio, já que ele normalmente é transparente. Mas a maior desvantagem é na hora de esvaziá-los, já que a pessoa tem acesso a poeira que escapa e ela volta ao ar, podendo criar até mesmo uma nuvem de poeira.

Os aspiradores podem ser usados nos cantos da casa, sofás, cortinas, colchões e em todos os lugares acessíveis a sujeira. Arme-se de um bom aspirador e aniquile os causadores da maior parte das alergias. Vale a pena cuidar de sua saúde e de sua família.