Como funciona: amplificador e subwoofer

A+ A-

                  

Sabe aquele som bacana que deixa o sistema de som do seu carro bem potente? Então, a dupla responsável por isso é o amplificador e o subwoofer!

Mas, se você não sabe como eles funcionam e nem como escolher o modelo certo para o seu carro, dá uma olhadinha aqui que eu explico.

Dica na hora de escolher
Fique de olho na potência máxima do amplificador. Ela deve ser sempre menor ou igual à potência máxima do alto-falante. Do contrário, ruídos e distorções vão estragar qualquer música, viu?!

Detalhes importantes na hora da instalação
O fabricante do subwoofer indica medidas mínimas da caixa para a instalação correta. TEm que ser certinho, senão pode prejudicar  a qualidade do seu sistema de som, tá?!

Ah, vale lembrar que subwoofer precisa vibrar para poder dar peso ao som. Caixas muito pequenas vão impedir que isso aconteça.

Cuidado com o volume!
Dá uma olhadinha na tabela do impacto de ruídos na saúde, divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

Até 50 DB: volume confortável. Não causa danos à audição.

De 50 a 65 DB: começam os danos. A música deixa de ser uma experiência relaxante e passa a tirar a concentração, atrapalhando situações de estudo e qualquer trabalho envolvendo o raciocínio.

De 65 a 70 DB: por causa do aumento do nível de cortisona no sangue, a resistência imunológica cai. Esse volume também faz o corpo liberar mais endorfina (daí a sensação de prazer sentida por muitas pessoas), mas atrapalha a concentração de colesterol.

Mais de 70 DB: prejudica seriamente a mente, causando estresse, além de aumentar o risco de doenças sérias, como infecções graves e problemas cardíacos.

Como escolher o equipamento ideal para o seu carro
Antes de qualquer coisa é preciso caprichar na pesquisa! A primeira dica é: não invista tudo nas primeiras caixas de som mais potentes que ver pela frente.

Um som bem equalizado é mais gostoso de ouvir e fiel ao original do que um mal equalizado no último volume. E não adianta investir na caixa e esquecer o reprodutor multimídia ? o player de CD, MP3 e outros formatos. Uma saída RCA vai melhorar a qualidade do som e o resultado final.

Importante
Você sabia que os instaladores profissionais sabem fazer combinações em série e/ou paralelo dos alto-falantes pra conseguir a carga que fará o amplificador trabalhar na máxima potência?

Por isso, é importante procurar profissionais que tenham finalizado projetos para amigos ou conhecidos e confira o resultado antes de contratá-los.

Agora é só curtir o melhor som dentro do seu carro, encontrando o que procura aqui no Magazine Luiza!