Como limpar a lareira e calefator

A+ A-

Gente, usar a lareira a lenha ou o calefator nos dias frios é ideal, né? Com ele você fica bem mais quentinho e confortável. Mas pra você poder aproveitar ele por bastante tempo e sem prejudicar a sua saúde, é importante limpar ele direitinho, viu? E é bem fácil fazer isso! Vem comigo que eu te conto.


O que você vai precisar 


O jeito mais fácil de limpar lareiras a lenha ou calefatores é comprando um kit próprio pra isso. Nele, costuma ter: uma vassourinha, uma pá, um atiçador de fogo e uma pinça.


Mãos à obra


Olha, a primeira coisa é tomar cuidado pra não se queimar, viu? Então, antes de começar, veja se a lareira ou calefator estão frios, assim como as cinzas.


Aí é só pegar a vassourinha e a pá pra recolher as cinzas da lenha. E além da pinça, você pode precisar de um atiçador, que serve tanto pra atiçar o fogo nas madeiras quanto pra retirar aqueles tocos que não queimaram. Assim você não precisa colocar a mão neles.


Agora, depois de tirar todas as cinzas e tocos, é só passar um pano úmido com água dentro da lareira ou calefator. Mas, por causa da fuligem, talvez você precise fazer isso mais de uma vez, tá? Só não use nenhum produto químico!


Depois de limpar é só deixar secar naturalmente ou, se preferir, passar um desses paninhos secos que não soltam fiapos.


Prontinho! Sua lareira e calefator tão prontos pra serem usados novamente!


Aqui no Magazine luiza você encontra vários modelos de lareira ou calefator, além dos kits de limpeza deles, viu?