Computador perfeito para você

A+ A-

Netbook, notebook ou desktop? Três produtos diferentes, três opções distintas. Difícil de escolher? Muitas pessoas têm essa dúvida na hora de comprar um computador, querendo saber as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um. Eu preparei um teste para você! Sim, para você!

Responda a essas perguntas e descubra se você precisa de um netbook, notebook ou desktop! Vamos lá?

Você pretende carregar seu aparelho com você?
a) Sim, quero algo leve para colocar na minha bolsa ou mochila e usá-lo na rua
b) Sim, mas não me importo em carregar algo um pouco mais pesado
c) Não, vou usá-lo apenas em casa

Você prefere um computador:
a) Pequeno e econômico
b) Pequeno e potente
c) Econômico e potente

Você pretende utilizar softwares complexos, como editores de vídeos ou games modernos?
a) Não, me contento com tarefas simples
b) Não, mas não quero estar por fora das exigências do mercado
c) Sim, tenho interesse em games e edição de imagens

Sobre a possibilidade futura de precisar de um aparelho mais potente:
a) Não me importaria em comprar hoje um modelo modesto para economizar e vê-lo defasado em pouco tempo
b) Gostaria de um aparelho que ao menos durasse alguns anos
c) Pretendo manter o meu novo aparelho por muitos anos, comprando e trocando eu mesmo as peças por outras novas

Você pretende compartilhar seu aparelho com várias pessoas ou realizar várias tarefas simultaneamente?
a) Não, só eu usarei a máquina
b) Sim, mas apenas ocasionalmente
c) Sim, preciso de muito armazenamento e processamento para múltiplas atividades

Agora confira o resultado do seu teste de acordo com a letra mais escolhida:

A - Você precisa de um netbook, um computador compacto que cabe facilmente em qualquer bolsa ou mochila. Ele também tem a vantagem de ser bem mais barato do que notebooks e desktops, porém perde bastante em potência. O processador, a memória RAM e o espaço de armazenamento interno são bem limitados, de forma a justificar o baixo preço e o tamanho diminuto.

Possui poucas entradas para cartões e acessórios USB como pen drive, e geralmente não tem nem leitor de CD/DVD. Com uma tela pequena e recursos escassos, não é ideal para atividades de lazer como games ou ver vídeos. Em compensação, a bateria costuma ser bem potente, com capacidade para durar muitas e muitas horas ininterruptamente. Portanto, é indicado para quem precisa usá-lo muito na rua a trabalho, carregando consigo aonde for.

B - Você precisa de um notebook, um computador portátil e potente o suficiente para atividades de lazer e trabalho não muito complexas. Sua maior vantagem é a facilidade de transportá-lo entre um cômodo e outro da sua casa, ou até levá-lo em viagens quando precisar, sem sacrificar muito seus atributos a favor da portabilidade.
Seu tamanho maior que o netbook, porém, não o torna prático para carregá-lo constantemente para usar na rua ou em um carro, por exemplo. Quando for comprar, se preocupe em escolher um modelo que vai atender às suas expectativas, já que as possibilidades de dar um "upgrade" em um notebook são muito limitadas. Saiba, no entanto, que um notebook potente costuma ser bem mais caro do que um desktop com configurações semelhantes.

C - Você precisa de um desktop, um computador nada compacto, porém grande o suficiente para caber os mais diversos recursos para tarefas de trabalho e lazer bem complexas, com um custo bem menor que um notebook de configuração semelhante.

A desvantagem, porém, é que você não poderá levá-lo consigo aonde for de forma prática, já que para isso precisaria levar muitos equipamentos pouco portáteis como monitor, gabinete e teclado. Por outro lado, é mais fácil trocar peças futuramente quando você precisar de um computador mais moderno. Ao invés de comprar outro, você pode economizar bastante apenas aprimorando a configuração de seu PC, algo muito complicado, senão impossível, em netbooks ou notebooks.

Agora que você já sabe qual deles precisa, então vá em frente!