Cooktop: Elétrico ou a gás?

A+ A-

Gente, um cooktop deixa sua cozinha bem moderna e cheia de estilo, né? Além disso,  é muito fácil de cozinhar nele! E o bom é que tem diversos modelos com mesa de vidro ou inox, que podem ser a gás ou elétrico. Mas você sabe quais as diferenças entre eles? Vem comigo, que eu te conto!


Cooktop elétrico

O cooktop elétrico é incrível porque não precisa de ponto de gás, viu? Sem falar que tem opções de 1 a 5 bocas, com versões portáteis ou de embutir pra todo tipo de uso! O portátil é perfeito pra levar pra viagens, acampamentos com acesso à tomada ou mesmo pra deixar em cima da mesa nas festinhas e manter os alimentos aquecidos!


Outro uso dele é em apartamentos pequenos, como uma kitnet. É só ligar em cima da bancada ou da mesa mesmo e usar, sem necessidade de ponto de gás, nem quebra-quebra pra alterar nada.


Já o de embutir é muito lindo e prático. É que por não ter nem grelha, nem queimadores, facilita muito na hora de limpar. Sem falar que ele tem versões com a chapa de inox aparente ou mesa vitrocerâmica, que é um luxo!

 

Cooktop portátil: muito fácil de limpar!


Outra vantagem do cooktop elétrico é que ele tem programas como timer com controle exato de temperatura com mais de 10 níveis de aquecimento. E como esquenta bem rápido, agiliza o preparo dos alimentos.


Mas olha só, esse cooktop vai usar mais energia que o tipo a gás e tem algumas panelas como as de vidro, cerâmica, barro ou cobre que não devem ser usadas nele. É que esse modelo exige somente utensílios de fundo plano reforçado em aço ou inox, tá?


Cooktop a gás

Agora, se você quer uma opção com ótimo custo-benefício, o cooktop a gás é ideal pra qualquer tamanho de casa! Ele tem opções de 1 a 6 bocas de embutir, incluindo os modelos pra chefs, como o rangetop, que é um tipo em aço reforçado de 6 bocas com alto controle de temperatura. E ele ainda tem grades reforçadas e é usado em restaurantes e por cozinheiros profissionais.


Ah, e o cooktop a gás pode vir com mesa de inox ou de vidro temperado em várias cores e formatos, incluindo o oval pra usar de canto, viu? Além disso, dá pra escolher ele com acendimento automático, timer ou sistema corta-chama que desliga o gás em caso de uma boca apagar acidentalmente.

 

O cooktop a gás pode ser oval, pra ser usado de canto


Outra diferença desse cooktop é que as bocas dele podem ter diferentes tamanhos: as menores são ideais pra receitas delicadas e cozimento em fogo baixo, a dupla chama agiliza os alimentos do dia a dia, enquanto a tripla chama ou quadrichama são perfeitas pra acelerar fritura ou cozimento de receitas que exigem alta temperatura ou de panelas maiores. E o melhor? Pode usar qualquer tipo de panela!


E aí, já sabe qual é a melhor opção? Se você ainda tá em dúvida, clica aqui, que eu te falo mais sobre o cooktop!


Depois é só escolher o seu cooktop elétrico ou a gás aqui no Magazine Luiza e preparar pratos incríveis! Vem conferir!