Cuidados com o seu DVD automotivo

A+ A-

Gente, seja porque ele distrai as crianças ou por passar vídeos, filmes e séries que deixam o passeio de todo mundo mais divertido, é muito bom ter um DVD automotivo nas viagens de carro, né? Agora, pra ele sempre funcionar direitinho, precisa cuidar bem dele! O bom é que é superfácil fazer isso! Quer saber como cuidar do seu aparelho de DVD pra carro? Então, vem comigo que eu te explico direitinho!


Limpe a cada 20 dias

Olha, pra garantir que seu DVD automotivo funcione por muito tempo, o ideal é fazer uma limpeza a cada 15 ou 20 dias, tá? Use um pano macio ou flanela pra limpar a parte externa do som e, entre os botões, uma haste flexível com algodão na ponta.


Já a tela do DVD automotivo precisa de um pouquinho mais de cuidado, mas é fácil deixar ela limpa também. O melhor é usar produtos próprios pra limpar elas, conhecidos como limpador de tela ou limpa tela. Daí, é só borrifar um pouquinho num pano, passar e depois secar com outro pano ou flanela secos. Se não quiser comprar um, daí passe só o pano seco mesmo, tá? É que outros produtos químicos podem estragar ela!


Já os alto-falantes do seu DVD automotivo podem ser limpos com um compressor de ar próprio pra limpeza no seu carro.


Evite umidade, poeira e discos falsificados

É preciso ter muito cuidado com umidade, tá? Quando tiver fazendo a limpeza, não passe um pano molhado no acessório e nem sopre ar na direção dos botões porque isso pode empurrar poeira pra dentro dele.


Outra coisa que você precisa evitar é o uso de discos falsificados. É que eles forçam mais o DVD, que tem mais dificuldade de ler o conteúdo neles e, por isso, estragam mais rápido.


Calibre corretamente os pneus do carro

Pode não parecer, mas isso tem tudo a ver com os cuidados com o seu DVD automotivo! É que, quando os pneus tão duros ou moles demais, o carro sofre mais com impactos causados por buracos, lombadas e outros obstáculos e isso faz o aparelho vibrar mais do que deveria, o que pode desconectar peças e fios.


Cuidado com o excesso de sol

Em alguns carros o DVD automotivo fica numa parte muito alta do painel. Daí, em dias de muito sol e calor, o painel acaba aquecendo o DVD! Se ele ficar assim no seu veículo, a dica é evitar ligar o som assim que entrar no carro. Senão, com o tempo, o leitor óptico de CD ou DVD pode ser danificado!


O ideal é abrir as janelas e deixar o vento circular até o carro ficar mais fresco. Depois pode ligar seu DVD automotivo sem problemas!


Fique de olho na instalação

Muita gente faz a instalação do DVD automotivo por conta própria, viu? O mais seguro é fazer isso num local especializado, com um profissional. Ele vai precisar até desconectar a bateria pra fazer a ligação certa.


E tem ainda mais: alguns automóveis precisam de ferramentas especiais pra essa instalação! Agora, se você quiser mesmo ligar o DVD sozinho, dá uma consultada no manual do carro e verifique se tem em casa todas as ferramentas necessárias antes de começar, hein!


Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos de DVD automotivo, viu? Vem escolher o seu!