Cuide bem do ar-condicionado

A+ A-

                      

Gente, ter um ar condicionado em casa ou no seu negócio é uma delícia pra acabar com o calorão, né? Só que você precisa prestar atenção em alguns cuidados na manutenção pra ele funcionar sempre direitinho, tá? Quer ver? Então vem comigo que eu te mostro o melhor jeito de cuidar dele.


Mantenha sempre limpo

Olha só, a primeira dica é que limpar o ar condicionado pelo menos duas vezes por mês é superimportante. A limpeza vai evitar que você gaste muito na conta de energia, pois a sujeira nos filtros pode sobrecarregar o motor.


Por isso, pra deixar a limpeza dele sempre em dia, é importante seguir alguns passos. O primeiro é nunca limpar o seu equipamento ligado, viu? Então desligue ele, depois tire da tomada, se possível.


Além disso, nos tipos split, tire o painel da frente da unidade evaporadora, que é o aparelho que fica dentro de casa. Use um pano úmido pra limpar essa parte, e se tiver muito sujo, substitua a água por álcool de limpeza.
 

Depois, tire o filtro dele conforme a orientação do fabricante. Os filtros EPA e outros tipos de metal ou plástico podem ser lavados sem problemas em água corrente, viu? E se ele tiver com bastante sujeira, dá pra usar uma gotinha de detergente neutro e uma escova de limpeza macia pra limpar delicadamente. Aí, é só esperar secar bem antes de colocar de volta e ligar o ar condicionado, viu?

 

Ar condicionado de janela

Já pra limpar seu ar condicionado de janela, é bem fácil: tire a gradinha que fica na frente do painel e use um pano úmido pra limpar essa área. Ah, os modelos de janela também têm um filtro removível que pode ser limpo da mesma forma que os filtros dos modelos split, tá?

                          

A gradinha do painel pode ser tirada junto com o filtro pra limpeza

      

Só é importante nunca limpar o ar condicionado usando água quente, amoníaco e outros produtos fortes. E claro, nunca se esqueça de encaixar o filtro nele antes de ligar outra vez!


Manutenção preventiva

Além dos cuidados de limpeza, tem a manutenção necessária pra deixar o funcionamento dele sempre perfeito. A cada 6 meses é importante você comprar e trocar os filtros da unidade evaporadora. Por exemplo, os de carvão ativado e o de vitamina C devem ser trocados rigorosamente conforme a orientação do fabricante pra garantir que o ar que você respira continue sempre puro.

                       

Os filtros descartáveis devem ser trocados a cada 6 meses

 

Agora, tem a manutenção obrigatória e que deve ser feita somente por um profissional especializado, tá? Uma vez a cada dois meses é importante checar a mangueira de drenagem, que é aquela que fica pingando do lado de fora e fazer a limpeza dela, pra evitar entupimentos e outros problemas.


Sendo assim, a cada seis meses também é importante fazer a limpeza da serpentina que faz a troca do ar quente e frio, revisar os parafusos, cabos e suporte do ar condicionado. Essa manutenção é fundamental se você mora na praia ou cidades muito úmidas e com muita chuva, tá?


E uma vez por ano é feita a manutenção na tubulação que faz a troca de ar entre a evaporadora e a condensadora. Nessa manutenção é verificado se o travamento e o isolamento estão bem, pra evitar vazamento e pinga pinga no futuro.


Tomando esses cuidados, seu ar condicionado vai durar muito tempo! Aqui você encontra mais dicas sobre esse aparelho incrível.


E aí, precisa de ar-condicionado? Corre aqui no Magazine Luiza e aproveite ofertas arrasadoras pra comprar o seu.