Dúvidas sobre computador e periféricos

A+ A-

                  

Gente, não dá mais pra viver sem computadores, né? Eles tão no trabalho, nos estudos, na comunicação com amigos e na diversão no acesso às redes sociais. Por isso mesmo, é fácil aparecer algumas dúvidas sobre como eles funcionam e o que pode ser feito pra que o PC ou notebook fique sempre novinho. Quer saber mais sobre o seu computador? Vem comigo que eu tenho várias dicas!


Hibernar ou Suspender: qual a diferença?

Olha, os computadores modernos entram em modo de descanso quando você fica um tempinho sem mexer neles, viu? Isso serve pra economizar energia. Agora, se ele ficar ligado um tempão sem nada ser feito, o computador pode entrar em Suspensão ou Hibernação.

O modo de Suspensão é ligado automaticamente toda vez que o computador ou notebook fica ligado sem uso por tempo demais, como quando você sai pra almoçar e volta 1 hora depois. O sistema salva arquivos e desliga muitos dos recursos, o que é ótimo pra economizar bateria no notebook!

Quando você volta e mexe nele, aparece de novo a tela em que você tava antes de sair. Demais né?

Já o modo Hibernação gasta menos energia ainda, mas geralmente tá disponível só em notebooks. Nele, o sistema desliga quase todos os recursos e fica apagado, mas sem desligar o computador. É como se fosse um descanso mais profundo da máquina, sabe? Por isso mesmo, o computador acaba demorando um pouquinho mais pra voltar a funcionar quando você volta a mexer nele.


Tem que desligar o computador todos os dias?

Eu já falei aqui do modo descanso, suspensão e hibernação, né? Mas é importante sim desligar o computador sempre que você for embora do trabalho ou não precisar mais usar ele no dia. E, na verdade, não é só desligar, viu?

Você precisa finalizar o sistema antes! Assim, não vai ter problema de estragar o HD e outras partes do computador.  Então, nunca tire o computador da tomada ou desligue o notebook direto no botão desligar. Sempre salve seus arquivos, feche todos os programas, janelas e desligue o aparelho pelo sistema operacional.

Se você usa o Windows, é só clicar no menu Iniciar e, depois, em Desligar. Não esqueça de desligar o monitor também. Mesmo com o computador desligado, o monitor gasta energia e pode queimar se acontecer uma descarga elétrica.


Dá pra usar o computador quando tá chovendo?

Pode, mas o ideal é ele e outros aparelhos, como monitor e impressora, ficarem ligados num  estabilizador ou no-break, tá? Assim, dá pra evitar que eles queimem se tiver uma descarga na rede elétrica depois de um raio.

Se você tiver em dúvida, a dica é escolher um no-break. Além de proteger seu computador, ele também funciona como fonte de energia. Assim dá pra trabalhar mesmo se acontecer um blecaute no seu bairro. Gostei!


Instalar dois antivírus dobra a proteção do computador?

Não! Aliás, um antivírus pode ver o outro como uma ameaça e bloquear todo seu computador, viu? O melhor é escolher só um e manter sempre atualizado. A maioria faz isso automaticamente, em horário que você pode agendar. Legal, né?


Gravar muita coisa no HD deixa o computador lento?

Olha, infelizmente deixa sim. É que seu computador ou notebook não consegue trabalhar direito se ficar muito cheio de arquivos.

Pra evitar problemas, baixe programinhas que jogam arquivos e fotos mais leves e importantes na nuvem, guardando eles na internet. O bom é que você vai poder acessar tudo isso de qualquer lugar.

E se você tem muita coisa importante no seu HD, o jeito é comprar um HD externo e fazer uma cópia dos arquivos lá. Isso é ótimo porque, se tiver qualquer problema no seu computador, os arquivos ficam guardadinhos sem problemas!

                 


Se eu formatar o HD várias vezes ele vai estragar?

Não, sem problemas. Só tome cuidado pra não perder nenhum arquivo importante, tá? O melhor é salvar tudo num HD externo antes da formatação.


Nada no meu PC pode interessar a um hacker, né?

Nem pense nisso! Se você tem redes sociais, faz compras pela internet e precisa de senha pra acessar páginas como a biblioteca da faculdade, os hackers tão de olho nos seus dados pra fraudar empréstimos e até cartões de crédito no seu nome.

O melhor jeito de ter proteção é usar um bom antivírus sempre atualizado, mudar suas senhas com frequência, sempre usando letras, números e caracteres nelas,  como arroba, asterisco ou cifrão.

E nada de abrir e-mails pra atualizar seus dados bancários ou e-mails de estranhos dizendo que você ganhou algo! É uma cilada pra invadirem seu computador.


Se eu usar cartuchos de tinta de outro fabricante na minha impressora eu perco a garantia?

Gente, sempre use cartuchos originais! Cartuchos de outras marcas ou modelos não vão caber na sua impressora. Então, é importante ver o número e modelo que ela usa.

Os cartuchos recondicionados ou reciclados, que não são originais, podem causar muitos estragos, como estourar dentro da impressora e estragar ela pra sempre com perda da garantia! Cartuchos originais, além de não terem risco de dar problemas como esse, tão cobertos pela garantia se algo der errado. 

                   

As máquinas de raio-X em aeroportos podem apagar ou estragar cartões de memória?


Não, pode ficar tranquilo. Você só não deve molhar, deixar os cartões de memória em lugares muito quentes ou fora dos equipamentos, em lugares onde eles podem quebrar. Proteja seu cartão deixando ele sempre nos equipamentos ou dentro de uma caixinha própria, tá?


Aqui no Magazine Luiza você encontra HD externo, no-break, cartões de memória e muito mais pro seu computador ou notebook!