Esponja de cozinha

A+ A-

Uma esponja de cozinha tem cerca de 2000 a 4500 bactérias por centímetro quadrado, fungos e até mofo. Mantê-la limpa para não propagar esses germes pode ser uma tarefa muito mais fácil que se imagina e mais econômico do que sua troca imediata.

É difícil acreditar que uma esponja que serve, exatamente, para lavar louças, possa juntar tanta sujeira, não é verdade? A esponja úmida deixada na pia, com restos de comidas é o ambiente perfeito para a proliferação dessas bactérias e adjacentes. Por isso, sem os devidos cuidados, a esponja pode propagar doenças para sua família.

A esponja deve ser trocada, em média, a cada dez dias, enquanto ainda não é foco de contaminação de bactérias, mas ela precisa ser desinfetada todos os dias.

Uma das formas mais diferenciadas e eficazes é o uso do micro-ondas.  Para usá-lo na limpeza, a esponja não deve ser a metalizada e precisa estar limpa de restos ou detergente, bem torcida para tirar o máximo de água.

Primeiro, coloque a esponja de molho numa solução de ½ de água sanitária com 250 ml de água e deixar por cinco minutos. Depois, torça bem a esponja e coloque-a no micro-ondas por um minuto, na potência máxima. A redução de micro-organismos cai significativamente, mais que em qualquer outro método.

Por fim, é só deixar esfriar e reutilizar. O ideal é fazer a noite, para deixar ela bem limpa e pronta para o uso do outro dia.  Ciente de sua utilização, o micro-ondas é muito útil em sua cozinha, não se limitando a cozinhar, aquecer e congelar, mas também para a limpeza.

Assim, você poderá deixar suas panelas, aparelhos de jantar, copos... toda sua louça livre da sujeira! Uma esponja limpa e adequada é também sinônimo de saúde para você e sua família!