Lavadora: Sistema de lavagem ideal

A+ A-

                      

Sabia que tem três sistemas de lavagem diferentes pra lavadoras de roupas? Pois é! E os modelos de tombamento, agitação e turbilhonamento são todos ótimos pra deixar suas roupas limpas. Agora, se quiser entender qual é o tipo certo pro seu dia a dia, vem comigo que eu te explico isso de um jeitinho bem simples!


Tombamento

Olha, as lavadoras de roupas de tombamento são também conhecidas como front load. O que significa, em português, carga frontal! Isso porque essas máquinas têm a porta na parte da frente, que é por onde as peças são colocadas pra lavar.

 

Nessa máquina, as peças fazem um movimento circular de cima pra baixo, contra a água e a parede do cesto. E essa é a principal vantagem, pois esse movimento faz a fibra do tecido se abrir e isso facilita na limpeza das peças. Demais, né?

 

Além disso, a lavagem por tombamento agride menos os tecidos, já que as peças não são esfregadas. Muito bom!

 

Agora, um detalhe é que algumas máquinas de tombamento não podem ser paradas depois que começam a trabalhar, tá? Nesse caso, a dica é separar tudo o que precisa lavar pra colocar na máquina de uma só vez.

                        

Lavadora com sistema de tombamento: roupas bem lavadas sem desgastar tecidos


Agitação

Já nas lavadoras de roupas de agitação a porta pra colocar as peças fica na parte de cima, viu? Por isso elas são chamadas também de top load, o que significa carga superior em português.

 

Pois é! Esse modelo tem agitador, que é como um poste, bem no meio do cesto! Essa peça, tem um tipo de hélice, que bate as roupas e faz circular e ficar limpa com o vai e vem da água.
 

                        

Lavadora com sistema de agitação: alguns modelos também centrifugam as peças


Aliás, a principal vantagem dessa máquina é que dá pra colocar peças depois que ela já começou a lavagem. Então, se esqueceu uma peça que precisa ficar limpa rápido, não precisa esperar: é só abrir a porta e colocar ela pra lavar. Legal, né?


Turbilhonamento

Olha, nas lavadoras de roupas de turbilhonamento, as roupas também são colocadas por uma porta que fica na parte de cima da máquina. Só que ela não tem agitador! Em vez disso, uma peça chamada turbina hidrodinâmica fica no fundo do cesto fazendo um redemoinho. Assim, as roupas se mexem na água e são limpas!

Lavadora com turbilhonamento: redemoinho na água agita e limpa as peças


Outra diferença é que essa máquina faz intervalos na lavagem. Quando ela tá batendo a roupa, o redemoinho limpa o tecido. E na hora em que ela para, o sabão começa a agir pra dissolver a sujeira. E o tempo de agitação, pausa e repouso pode variar, mas em algumas máquinas dura 4 segundos, tá?

 

Ah, nesse tipo de máquina o desgaste das roupas também é bem pequeno, viu?

 

Viu como é simples entender as diferenças entre lavadoras de roupas com sistemas de tombamento, agitação e turbilhonamento? Então, agora que tal escolher a ideal pra sua casa aqui no Magazine Luiza, hein?